quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Inicio do Trabalhos Maçonicos no Brasil Le Droit Humain em 1929

O movimento maçônico misto "Le Droit Humain" no Brasil teve início a partir de 1918, quando maçons de Obediências masculinas, e mesmo alguns profanos, buscavam condições para a implantação de uma Loja de "Le Droit Humain" em território brasileiro. Foi então fundada uma Loja no Rio de Janeiro, sob a denominação de ANITA GARIBALDI, que não progrediu.
Após a tentativa frustrada, em princípios de 1919, o Muito Ilustre e Poderoso Irmão Luiz Pascal 33º, Grande Inspetor Geral, e sua mulher, a Ilustre Irmã Madame Pascal, ambos pertencentes à "Le D.H." na Argentina, visitaram o Brasil e, no Rio de Janeiro, entraram em contato com outro Ilustre membro de "Le D.H.", o Irmão Joaquim Velasco, viajante espanhol que aqui se encontrava fazendo um estágio profissional. Esses Ilustres Irmãos iniciaram entendimentos com o Irmão Giovanni Leoni, maçom do Grande Oriente do Brasil, que, por sua vez, reuniu os simpatizantes Aleixo Alves de Souza, Maria Soledade Lopes, Décio Richard, além de outros cujos registros infelizmente se perderam. Tomadas as necessárias providências de caráter maçônico, com a filiação de alguns e a Iniciação e Elevação de graus de outros, o grupo, sob a autoridade do Muito Ilustre e Poderoso Irmão Pascal 33º, promoveu, em 6 de junho desse mesmo ano, a formação da primeira Loja simbólica mista "Le Droit Humain" no Rio de Janeiro, à época Capital Federal, com a denominação de Loja ÍSIS, que tomou o número 651 no rol do nosso Supremo Conselho, tornando-se assim Loja Mãe do trabalho da Maçonaria Mista no Brasil.
No ano seguinte, em janeiro de 1920, ingressou na Loja o Muito Ilustre Irmão Lourenço de Matos Borges 33º. A época era de imensa dificuldade para esse tipo de empreendimento e, no ano seguinte, a Loja Ísis se viu na contingência de interromper os seus trabalhos, prolongando a sua inatividade até 1923, quando, graças aos esforços do Irmão Aleixo Alves de Souza, voltou a se reunir.
Entre os anos de 1923 e 1927, várias Lojas foram fundadas nos Estados de São Paulo, Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro. Com a retomada em 1923 dos trabalhos da Loja Ísis nº 651 "Le D.H." (que lavrou seu Balaústre de nº 1542 em dezembro de 2007), novo alento se fez presente entre os maçons de "Le D.H.", e o entusiasmo levou o Irmão Aleixo a tomar medidas no sentido de levar o trabalho a outros Estados. Reuniu então, nas cidades de São Paulo e Santos, um bom número de interessados. Viajou àquelas cidades e, em 04 de janeiro de 1924, presidiu a sessão de fundação da Loja Horus nº 652 "Le D.H.", em São Paulo (que lavrou seu Balaústre de nº 969 em dezembro de 2007), na qual participaram, na qualidade de fundadores, a Irmã Carmine Debruzzi e os Irmãos Henrique de Macedo, Leopoldo dos Santos e Joaquim Soares de Oliveira, que haviam sido filiados, e mais as Irmãs Amélia Perestrello da Câmara, Clara A. Pereira, Rosina Nogueira Soares, Virgínia S. Montelobo, Maria Júlia de Oliveira Algodoal, e os Irmãos Antonio Pereira Franco, Virgilio Goulart Penteado, Affonso de Oliveira Santos, José Lombardo, Ernesto Kreeberg, José Siqueira, Benedicto Ribeiro, Joaquim Ancillon de Alencar Barros, Henrique Serra, Pedro Albues Rodrigues Xavier, Francisco de Alcântara Quartier, Carlos Bruhns, Joaquim Gervásio de Figueiredo, Armando de Barros Taveira e Moacyr Bruhns, todos iniciados pelo Irmão Aleixo, aos quais também comunicou os graus de Companheiro e Mestre. Dois dias após, ainda sob o seu comando, seguiu uma caravana à cidade de Santos-SP, onde foi fundada outra Loja, que tomou a denominação de Loja Osíris nº 653 "Le D.H." (que lavrou seu Balaústre de nº 786 em dezembro de 2007). Hoje, esta Loja funciona na cidade de São Paulo.
Com o progresso alcançado, em 1924 o Irmão Aleixo Alves de Souza foi nomeado Delegado do Supremo Conselho para a Jurisdição Brasileira, cargo que ocupou até 1925, época que, tendo se filiado à ordem o Muito Ilustre Irmão Paulino Diamico 33º, o Irmão Aleixo propôs que lhe fosse transferido o cargo de Delegado do Supremo Conselho, em vista de sua mais alta graduação maçônica à época. O Irmão Diamico exerceu essas funções desde 1925 até 1929.
Em 1924, ao visitar São Luiz, capital do estado do Maranhão, o Ilustre Irmão Giovani Leoni lá deixou lançada a semente dos ideais de nossa Ordem, que viria germinar pouco depois com a chegada do Irmão Raymundo Damasceno Ferreira, que movimentou uma plêiade de Irmãos e simpatizantes, inclusive o Muito Ilustre Irmão Edmundo José Fernandes 33º, que se interessou vivamente pelo trabalho, passando a liderar o grupo com o apoio de sua esposa, a Irmã Zulmira Miranda Fernandes. Em 03 de maio de 1925, realizaram a primeira reunião preparatória para a formação de uma Loja mista, que tomou a denominação de Loja Lótus nº 654 "Le D.H.". Também em 1925 foi fundada na cidade de Pelotas, estado do Rio Grande do Sul, a Loja Cruzeiro do Sul nº 655 "Le D.H." (adormecida), sendo seu grande incentivador o Muito Ilustre Irmão Rubens de Freitas Weine 33º. Nesse mesmo ano foi fundada uma Loja em Fortaleza-CE, que tomou o n° 656, mas que desapareceu em 1930.
De 1925 a 1929, o Triângulo Administrativo da Jurisdição Brasileira esteve assim constituído: Presidente – Maria Adelaide Soledade Lopes 33º; Secretário – Estevam Botelho 4º e Tesoureiro – Zaqueu Penha Garcia 18º. Seguiu-se um período conturbado, em virtude das invasões alemãs, na Europa.
No ano de 1926, foi fundada a Loja Benta Pereira nº 656 "Le D.H.", na cidade de Campos dos Goitacazes, no estado do Rio de Janeiro, que adormeceu anos depois, bem como a Loja Marie Deraismes nº 657 "Le D.H.", na cidade de Salvador, no estado da Bahia, que também teve vida efêmera. Em 1927 surgem três novas Lojas: uma na cidade de Santa Vitória do Palmar, denominada Loja Lótus Branco nº 658 "Le D.H." (adormecida), outra na cidade de Porto Alegre, denominada Loja Verdade e Justiça nº 659 "Le D.H." (adormecida), ambas no estado do Rio Grande do Sul, estando à frente dos trabalhos o Muito Ilustre Irmão Afonso Guerreiro Lima 33º, na qualidade de Comissário credenciado. Ele realizou a instalação das Lojas citadas. E a terceira na cidade de Itapicuru-Mirim, no estado do Maranhão, denominada Loja Hiram nº 660 "Le D.H." (adormecida), graças ao esforço do Muito Ilustre Irmão Edmundo José Fernandes 33º, que realizou a sua instalação.
No ano seguinte, em 1928, foi fundada a Loja Íris nº 661 "Le D.H." (adormecida), na cidade de Coroatá, também no estado do Maranhão. Em 1933, foi fundada a Loja Amor e Verdade n° 663 "Le D.H." (adormecida), em Santana do Livramento-RS, e em 1934 a Loja Amen-Rá n° 665 "Le D.H.", em Niterói, posteriormente transferida para a cidade do Rio de Janeiro, (lavrou seu Balaústre de nº 1111 em dezembro de 2007).

Texto retirado do site da federação Le Droit Humain:  http://www.droit-humain.org.br/website/index.php

3 comentários:

  1. Querido e Amado Irmão,

    Gostaria do contato de alguém da Droit-Humain em SP.

    Poderia me ajudar?

    meu e-mail é:
    rafa.88ferreira@gmail.com

    blog:
    http://jovemmacom.blogspot.com.br/

    TFA
    Rafael Ferreira
    M.'.M.'.

    ResponderExcluir
  2. Por gentileza, gostaria de saber se há Loja da Maçonaria Mista em Niterói. Poderiam me dar esta informação?
    Fraternalmente.
    Martha Cibelli

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir